segunda-feira, 2 de junho de 2014

Formas de reutilizar jornal em casa


Todos os dias um jornal novinho e cheio de novidades aparece nas bancas ou chega a sua casa, por isso, o de ontem acaba perdendo rapidamente a utilidade. Muitos mandam para a reciclagem os jornais que já não precisam mais, mas você sabia que dá para fazer muitas coisas em casa com ele? Veja nossa dicas:

- Sabe aquela banana que você comprou ainda verde, mas está louco para comer, pois bem, envolva cada fruta em jornal, pois com isso elas amadurecerão mais rápido. Ao embalar a fruta, o gás responsável pelo amadurecimento que é liberado pela fruta fica retido no jornal e o processo ocorre na metade do tempo.


- Produza em seu jardim uma terra supernutritiva e orgânica. Cave cave um buraco com mais ou menos 50 cm de diâmetro x 50 cm de profundidade e jogue lá dentro restos de frutas e de verduras, misturando com a terra que você cavou. Mantenha o buraco coberto com folhas de jornal para apressar o processo de decomposição, cobrindo-as com um plástico escuro. Regue a cada quatro ou cinco dias. Quando estiver cheio, deixe a mistura repousar revolvendo a terra a cada 15 dias e siga molhando de vez em quando. Em dois ou três meses a terra estará prontinha para alimentar suas plantas.


- Deixe um cantinho da sua casa bem moderno com uma montagem de jornal. Separe as folhas com imagens ou matérias mais legais, lave a parede, espere secar, dilua cola branca na proporção de duas partes do produto para uma de água e passe com rolinho em pequenos trechos da parede, enquanto vai colando as folhas de jornal com cuidado para evitar bolhas. Faça o acabamento espalhando uma camada da mesma cola por cima para deixar o papel de parede impermeabilizado e brilhante, ou use verniz à base de água.


- Faltou álcool na hora de ascender a churrasqueira? Então faça argolas enroscando folhas de jornal e empilhe-as no chão da churrasqueira para facilitar a queima do carvão.


- Como os plásticos podem demorar centenas de anos para se decompor, que tal usar folhas de jornal dobradas em forma de copos de origami no cesto do banheiro? É bem fácil de fazer, veja a explicação do  Instituto Akatu: 

1) Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

3) Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

4) Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

5) Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda e você terá a seguinte figura:

6) Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro:

7) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

8) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

9) Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

10) É só encaixar dentro do seu cestinho no lugar do saco plástico. 



Que tal? Gostaram das dicas? Continue lendo muitas outras aqui no nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...