quarta-feira, 18 de junho de 2014

Aprenda a fazer fondue em casa


Com a chegada do inverno, é difícil resistir a saborear uma fondue quentinha na companhia dos amigos. Para fazer o fondue em casa, é preciso ter o serviço completo de réchaud, que é formado por uma panela especial para cozimento da fondue, além de espiriteira a álcool. Os modelos do conjunto variam, podendo ser feitos de cerâmica ou metais como o cobre, a ágata ou o ferro.

Confira as receitas e bom apetite: 

Fondue de queijo

Ingredientes

450 mL de vinho branco
1 colher de sopa de amido de milho
1 dente de alho cortado ao meio
250 g de queijo Emmenthal
250 g de queijo Gruyère
250 g de queijo Comté
Noz-moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
 
Dissolva o amido em duas colheres de sopa de vinho branco. Em seguida, esfregue o dente de alho do fundo da panela e coloque o vinho para ferver. Abaixe o fogo e adicione os queijos aos poucos, mexendo sempre, até que a mistura fique homogênea. Por fim, adicione o amido com o vinho, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada.

Os acompanhamentos podem ser bem variados, como pão amanhecido (calcule aproximadamente 200 gramas de pão para cada convidado), torradas, embutidos (como o presunto) e batatas fervidas.


Fondue de chocolate

Ingredientes

170 g de chocolate meio amargo
110 g de creme de leite fresco
60 g de leite
10 g glicose
30 mL de conhaque
50 g de açúcar

Modo de preparo
 
Ferva o leite, o creme de leite, a glicose e o açúcar. Em seguida, adicione o chocolate picado e deixe ferver até a mistura ficar com uma espessura cremosa e brilhante. Desligue o fogo, adicione o conhaque e pode servir. 


Fonte: TodaEla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...