quarta-feira, 19 de março de 2014

Pequenas adaptações em casa evitam quedas de idosos


Para você, qual é a coisa mais importante para manter a qualidade de vida na velhice? Dentre as várias respostas possíveis, uma de muita importância, é o combate às quedas. As quedas são frequentes nesta fase da vida devido a fatores como dificuldade de visão, audição, falta de elasticidade e tônus muscular, além dos efeitos colaterais de medicamentos.

As consequências dessas quedas são em geral muito perigosas para o idoso, muitos adquirem problemas respiratórios em decorrência de quedas, podendo inclusive evoluir para um quadro ainda mais perigoso, como uma pneumonia.

Segundo pesquisa da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, 43% das quedas dos idosos acontecem em casa, e os perigos podem estar em mesas no meio do caminho, tapetinhos escorregadios, falta de luminosidade, etc.

Com medo da queda, muitos idosos deixam de ter uma vida ativa, e acabam se ausentando da vida social. Resumindo: medo, inatividade e imobilidade.

O banheiro é normalmente o principal vilão do idoso, por isso é interessante usar  tapetes emborrachados ou as faixas adesivas antiderrapantes no chão. Barras de apoio perto do vaso sanitário facilitam o ato de sentar e levantar, e no chuveiro auxiliam nos movimentos.

Esqueça os tapetinhos! Eles escorregam facilmente, e se juntar com a falta de luminosidade, o problema de agrava, por isso coloque interruptores em vários pontos do corredor.

Nas escadas, instale corrimões nos dois lados. No quarto, o ideal é que a cama tenha entre 45 e 50 cm, pois o idoso deve conseguir colocar os dois pés no chão. Cadeiras podem ser muito úteis para auxiliar na hora de colocar sapatos e meias, e também é interessante criar o hábito de sentar-se para trocar de roupa.

Na cozinha, deixe os utensílios de maior uso em fácil acesso, evite guardá-los em lugares altos, que podem precisar de cabeiras e escadas para alcançar. Atente-se aos fios, que podem fazer o idoso tropeçar.

Com alguns cuidados e pequenas mudanças, sua casa ficará mais segura e pronta para receber quem a gente ama e quer bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...