sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Você sabe de onde surgiram as repúblicas estudantis?


Quem já passou pela experiência de morar em uma republica sabe que é uma fase inesquecível! Quem opta por deixar a casa dos pais para morar em república, ganha independência, mas precisa aprender a conviver com pessoas de hábitos diferentes e passa a ter obrigações com a execução de tarefas, com o pagamento de despesas domésticas, entre outros.

Para quem não sabe, as repúblicas surgiram no Brasil junto com os primeiros cursos superiores no país. Há registros de repúblicas montadas em meados do século 17, onde estudantes de uma mesma cidade se reuniam para dividir as despesas de moradias nos municípios onde frequentavam os cursos.

Nas repúblicas, todos os cômodos da casa eram transformados em quartos e os calouros ficavam nos locais menos confortáveis, ou seja, "bicho" sempre sofreu. Além disso, uma cozinheira cuidava das refeições e da limpeza do local.

Na década de 20, houve um crescimento no número de cursos superiores e estudar fora tornou-se rotina, as repúblicas ganharam um novo impulso. Um dos casos mais marcantes aconteceu na mesma época da inauguração de um dos mais charmosos hotéis do país, o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. 


Em 1923, quando o hotel começou a receber os seus primeiros hóspedes, seis amigos cariocas, que foram estudar em Piracicaba, interior de São Paulo, resolveram dividir uma moradia para reduzir os gastos de hospedagem. A casa alugada, no centro da cidade paulista, foi batizada com o mesmo nome do hotel do Rio de Janeiro que, anos depois, ficaria famoso em todo o mundo pelas personalidades que recebeu. A tradição continuou e a república Copacabana existe até hoje.

Aqui em São Carlos existem muitas repúblicas, mas que tal começar a sua e fazer história na cidade? Conte com a Roca Imóveis para ajudar a escolher o local perfeito para você começar a montar sua! Conte conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...