segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O guia definitivo para você plantar uma árvore


Parece algo simples, e na verdade é! Mas muita gente ainda tem dúvida de como plantar uma árvore corretamente. É fácil, mas existem alguns pontos importantes a considerar, vamos dar uma olhada:

Onde
Provavelmente você vai plantar no quintal de casa ou na calçada. No quintal a liberdade de escolha de qual espécie plantar é maior, mas na calçada a coisa complica um pouco.

Existem tubulações de água e esgoto passando por baixo e fiação elétrica por cima, além de ser importante evitar árvores de folhagem lisa ou sumosa que possam deixar o piso escorregadio para os pedestres. Atenção também para evitar as que exigem poda constante, tenham caule mole, espinhos, toxinas ou sejam alvos fáceis de cupins e brocas. Calma, eu dou os nomes das melhores!

Qual

A ideia então é uma árvore bonita, cujas raízes não destruam a calçada ou a tubulação que passa por baixo e que não sejam altas a ponto de se tornar um problema. São ótimas opções então:

Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha – 2 a 10 metros)
Ipê branco (Tabebuia roseoalba – 7 a 16 metros)
Pata de vaca (Bauhinia forficata – 5 a 9 metros)
Quaresmeira (Tibouchina mutabilis – até 12 metros)
Caso altura não seja problema, você pode optar por outras espécies sensacionais, e mais altas:

Cibipiruna (Caesalpinia pluviosa – até 28 metros)
Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus – até 30 metros)
Pau ferro (Caesalpinia ferrea – 20 a 30 metros)
Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia – cerca de 15 metros)
Palmeira (família Arecaceae – 8 a 15 metros).
Por outro lado, é bom citar algumas que costumam ser plantadas em calçadas mas não deviam: Resedá (Lagerstroemia indica – 6 metros), emite muitas brotações, exigindo podas constantes e tem crescimento lento; Tipuana (Tipuana tipu – 15 a 20 metros), pode chegar a tamanhos desproporcionais e se quebra com facilidade (quase sempre é uma dessas que cai em carros quando venta demais),  Ficus (Figueira benjamina – até 30 metros), cresce demais para cima e destrói a calçada; Falsa-seringueira (Ficus elástica – 15 a 20 metros), também tem raízes que crescem demais, as vezes chegando até à rua.

Como

Diferente de muitas plantas comuns, árvores não são plantadas com sementes e sim com mudas, geralmente medindo 10 a 40cm de altura, compradas em viveiros. Elas vem com a raiz em uma quantidade de terra embrulhada em um saco ou numa lata.

Faça um buraco suficiente para que o bloco de terra que veio com a muda fique todo para baixo. Lembre de retirar o saco ou lata antes de plantar;
Colocada no buraco, preencha os espaços em volta com terra;
Você pode fixar um cabo de vassoura ou outro pedaço de madeira em pé, ao lado da muda, e amarrar com barbante em dois ou três pontos, para ajudá-la a permanecer em pé e crescer;
Outro truque é cortar uma garrafa PET, retirando a parte de cima e de baixo – ficando apenas com um tipo de “cano”, e passa-lo de cima para baixo na muda até enterrá-lo um pouco no chão. Assim formigas e outros insetos que tentarem chegar até a muda e comer suas folhas terão dificuldades para subir no plástico.
Regue bastante, tanto após o plantio quando ao longo dos dias e semanas que se seguem e fique de olho para o possível aparecimento de pragas.

Pronto! Agora cuide bem da sua árvore e obrigado por ajudar a arborizar a cidade!
 
Fonte: http://eco4planet.com/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...