quarta-feira, 6 de novembro de 2013

5 produtos que você achou que fossem recicláveis, mas não são


O site Planeta Sustentável, listou materiais que ainda não têm outro destino se não o lixo comum. É possível que o desenvolvimento da tecnologia nessa área traga uma boa solução para esses produtos, mas enquanto isso não acontece, o ideal é procurar reaproveitá-los. Veja:

FOTO: Por ser a mistura de plástico e papel, não pode ser reciclado, já que os elementos não são separáveis. Da mesma forma, chapas de raios-x não são recicladas como plástico, pois misturam esse material a outros elementos químicos.

EMBALAGEM DE SALGADINHO E BALA: É possível reciclar essas embalagens, mas isso quase nunca acontece, pois não é economicamente viável. A menos que esses resíduos sejam levados diretamente às indústrias que os produzem, eles acabam no aterro comum se forem recolhidos por cooperativas de reciclagem que não trabalham com o material.

EVA: É feito de petróleo e uma vez moldado não tem como remodelar. É jogado em aterro, mas demora mais de 200 anos para se decompor. Pode ser reaproveitado em artesanato ou na fabricação de placas usadas em construção, junto com outros materiais.

POTE MOLE DE IOGURTE: Os plásticos "moles", como os de iogurte e margarina, e alguns tipos de copo de água e café, nem sempre são reciclados. Isso porque, por serem muito leves, não contêm material suficiente que torne a reciclagem interessante economicamente

PAPEL CELOFANE: Parece plástico, mas não é. Feito de celulose, o celofane é da família do papel, mas não pode ser reciclado junto ao papel comum. Como é biodegradável, deve ser jogado no lixo comum, pois acaba se transformando em húmus durante a compostagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...