sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dicas para se adaptar ao horário de verão, que começa neste domingo


A mudança no relógio pode causar sonolência, alterações de humor e déficit de atenção. Algumas medidas facilitam a transição.

Estabeleça uma rotina para o sono

Dormir e acordar sempre no mesmo horário garante o bom funcionamento do relógio biológico e faz com que o organismo se acostume com essa rotina, já que ele passa a entender o momento em que o metabolismo deve ser ativado ou em que o sono deve vir.

No dia da mudança, durma antes do horário habitual

Como o horário de verão 'rouba' uma hora da noite de sono, dormir de 30 minutos a uma hora antes do horário de costume pode ser uma forma de evitar que uma pessoa sinta a hora de sono perdida.

Durma em um ambiente adequado

Quartos escuros, confortáveis, silenciosos e arejados favorecem o sono, já que o barulho que vem da rua ou um quarto cheio de estímulos, por exemplo, podem prejudicar o hábito de dormir.

Faça alguma atividade física durante o dia

A prática de atividade física libera endorfina e aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo, que tendem a cair depois de cerca de cinco horas, quando o corpo começa a se sentir sonolento e pronto para dormir. Por isso, ir à academia, caminhar ou mesmo fazer tarefas domésticas até cinco horas antes de dormir ajuda o corpo a relaxar e ajuda pessoas que tem o sono prejudicado com o horário de verão.  

Evite atividades estimulantes antes de dormir

Ver filmes violentos, usar o computador, ouvir música em volume muito alto e praticar atividades físicas muito intensas antes de se deitar pode estimular muito o organismo e provocar dificuldade na hora de dormir. Porém, atividades relaxantes, como ouvir uma música calma ou um assistir a um programa de TV tranquilo podem favorecer o sono.

Mantenha distância do café

Alimentos com cafeína, como café, chocolate e chás tornam mais difícil que uma pessoa pegue no sono. Quanto mais cafeína alguém consumir, mais difícil será dormir e mais sono sentirá no dia seguinte. Além disso, evite consumir alimentos pesados antes de deitar e não durma de estômago vazio.


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...