sexta-feira, 24 de maio de 2013

Curiosidades sobre o café! Feliz Dia do Café!


Coado ou expresso? Forte ou fraco? Arábica ou robusta? Não importa, tomar um cafezinho é um delicioso hábito do dia a dia. Para você que também é amante da bebida, veja aqui algumas curiosidades e bom café!

- O consumo do café no Brasil tem crescido ano a ano e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79% das pessoas tomam a bebida. Em média, cada brasileiro toma quatro xícaras por dia.

- Não há evidência real sobre a origem da bebida, mas, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), a lenda mais aceita é que o grão foi descoberto pelo pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Kaldi teria observado que as cabras de seu rebanho ficavam agitadas e cheias de energia sempre que comiam as frutinhas de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos. O jovem comentou o assunto com um monge, que resolveu utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o deixou mais bem-disposto. Mas foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café preparado com água fervente. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe "qahwa", que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como "vinho da Arábia" quando chegou à Europa no século XIV.

- A bebida não é apenas composta de cafeína. O café também é rico em sais minerais, como ferro, zinco, potássio, magnésio, vitamina B, além de antioxidantes naturais que auxiliam no combate à celulite. Pesquisas realizadas pela Universidade de Scranton (EUA) mostram que ingerir a bebida diariamente reduz o risco de diabetes tipo 2, Mal de Alzheimer e câncer de próstata. "Além disso, a cafeína estimula o sistema nervoso central, melhora a concentração e possui ação termogênica, o que aumenta seu gasto calórico", afirma a nutricionista Maria Cristina Morales, em entrevista à Revista SAÚDE. Para que seja possível sentir os benefícios do café no organismo, os especialistas indicam o consumo médio de três a quatro xícaras diárias - não mais do que isso.
- Para servir um café delicioso, você deve seguir quatro regrinhas: 01) a água deve ser sempre limpa, filtrada e nunca fervida - e é importante que ela seja retirada do fogo assim que as bolinhas começarem a aparecer; 02) o café deve ser protegido de seus inimigos (que são oxigênio, temperaturas que não seja ambiente, umidade e luz). Então nada de deixar na geladeira ou em contato com o ar! 04) é importante saber o método correto de fazer o café: cada preparo exige uma moagem diferente, por exemplo, expresso pede moagem fina, filtro de papel, moagem média e prensa francesa moagem grossa 05) o preparo deve seguir sempre a mesma proporção de 180 mls de agua para 10g de café moído!


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...