quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aproveitando a água da chuva




Parece complicado, mas criar um sistema de captação fluvial, é muito simples, e fazendo isso, você ajuda o planeta e ainda economiza na conta de água. Como apenas, de 35% a 50% da água de consumimos é usada para fins potáveis, a água da chuva pode ser bastante utilizada para fins domésticos, como limpar a casa.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podemos apenas aproveitar a água captada em coberturas, aquelas que caem direto nas calhas, mas nunca as que tem contato com o piso. O uso mais correto desse recurso, é destina-lo às descargas, regas de jardins, lavagem de carros e calçadas, entre outros.

É importante ressaltar que a água de reúso não deve se misturar com aquela proveniente da rede pública de abastecimento, portanto, ela deve ter seu próprio reservatório. Os equipamentos são criados para se adaptam às calhas e aos condutores já existentes na construção.


Existem empresas especializadas na montagem desde tipo de reservatório, e há também kits prontos, que incluem filtros, bomba, cisterna e orientação na hora de colocar tudo para funcionar. É importante verificar se o filtro é de duas etapas, ou seja, além de folhas e da sujeira graúda, ele deve dispensar também os primeiros 2 ou 3 mm de água de chuva, medida que serve para limpar a impurezas acumuladas no telhado.

Dependendo do gasto médio da sua casa, em cerca de dois anos já é possível retornar o investimento. Alguém aqui possui um sistema desse em casa ou no condomínio? Conte para nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...