segunda-feira, 28 de maio de 2012

Grandes Invenções para o Lar


Você já parou para reparar em tudo que costuma usar no dia-a-dia na sua casa? Possuímos muitas coisas que facilitam nossas vidas, coisas que não existiam no tempo de nossas avós. Muita coisa ainda irá surgir, mas vamos contar agora um pouquinho sobre quatro invenções que são verdadeiras aliadas do nosso lar:

Panela de Pressão


Se você costuma fazer comida, sabe o quanto uma panela de pressão é útil. Mas será que você sabe como ela foi criada? A panela de pressão foi criada a partir da necessidade dos alpinistas, que precisavam cozinhar, todavia em grandes altitudes, não conseguiam cozinhar quase nada, devido a pressão atmosférica, que dificultava que a água entrasse em ebulição.  Então, o cientista Denis Papin teve a ideia de igualar a pressão do interior da panela à verificada ao nível do mar e dessa forma conseguiriam alcançar a ebulição da água mesmo em grandes altitudes. Hoje, além de ser utilizada em grandes altitudes, é usada em todas as casas para se ganhar tempo, uma vez que ela cozinha os alimentos três vezes mais rápido que uma panela normal.




Ferro de Passar Elétrico
O ferro de passar surgiu por volta do século 4, registros apontam que as mulheres dessa época já buscavam alguma forma de alisar suas roupas. Mas foi no século 15 que surgiu o ferro de passar semelhante aos que conhecemos hoje, aquecido com brasa. Em 1882, o americano Henry Seely inventou o ferro elétrico, mas por mais incrível que pareça, o produto não fez muito sucesso com as donas de casa da época. O real motivo desse quase insucesso, se deve ao fato de muitas casas da época ainda não possuírem energia elétrica.




Abridor de Latas


As primeiras latas fabricadas para armazenar comida eram feitas com ferro, e eram bem grossas, a ponto de exigirem o uso de cinzel e do martelo para serem abertas. Os soldados usavam a ponta da baioneta ou o tiro de fuzil para conseguir abri-las. Passados 45 anos desde o surgimento das primeiras latas, elas passaram a ser produzidas com um material mais fino e fácil de ser aberto, e foi aí que surgiu o abridor de latas. No entanto, esse abridor era um aparato volumoso parecido com uma foice, qualquer distração em seu uso poderia causar graves acidentes. O abridor como conhecemos hoje foi inventado pelo americano Willian Lyman, que patenteou a invenção em 1870.




Máquina de Lavar Roupa


Muitos anos se passaram até que as máquinas de lavar fossem ganhando o aspecto que possuem hoje. Em 1797 foi inventada a primeira espécie de máquina de lavar, que era apenas uma prancha, mas já facilitou a vida das donas de casa que não precisavam mais sair do lar para bater as roupas contra as pedras. Em 1851 surgiu a máquina de tambor, era um tambor giratório que precisava ser impulsionado manualmente para agitar a água. Em 1910, o engenheiro Alva Fisher patenteou uma máquina com motor elétrico que fazia girar a roupa e escoava água com sabão. Esta foi se aprimorando, até chegar na que temos hoje.



Gostaram de saber um pouco mais sobre essas invenções tão indispensáveis no nosso lar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...