segunda-feira, 26 de março de 2012

Como dividir as contas da república?



Você passou no vestibular, montou sua república, e agora, chegando o final do mês, as contas começaram a aparecer. Mas qual será a melhor forma de dividi-las? Quais contas convêm dividir e quais não? A Roca Imóveis vai te ajudar a esclarecer essas dúvidas:

Aluguel e condomínio: é comum sempre dividir essas despesas, pois além de fixas, são as que mais pesam no orçamento. Portanto, divida esse valor entre todos os moradores, defina uma data para o pagamento, e deixe alguém responsável por juntar o dinheiro e pagar a conta.

Alimentação: Nem todo mundo pode fazer suas refeições fora de casa, portanto se sua republica decidir fazer as refeições em casa, a melhor saída é dividir os gastos com alimentos básicos como arroz, feijão, açúcar, sal, macarrão, óleo, café e ovos, por exemplo. No caso de frutas, vegetais e misturas, talvez seja melhor os que possuem gostos parecidos comprarem esses alimentos juntos. Já as guloseimas, é comum cada um comprar às suas, e mais comum ainda etiquetar seus pertences, pois há sempre “confusão” com esses itens.

Telefone e internet: As tarifas de telefone fixo e internet no geral costumam ser altas, então para não ter problemas com ela, divida o custo fixo entre todos os moradores, e deixe um bloquinho ao lado do telefone para que todos anotem suas ligações pessoais, assim, quando chegar a conta, fica mais fácil para dividir.

Outros: é quase impossível saber quem gastou mais ou menos luz e água, então divida entre todos, e peça para que todos usem esses recursos sem abusar. Os gastos com produtos de limpeza também devem ser divididos por igual entre os moradores. Com relação aos produtos de higiene, como sabonete, xampu ou pasta de dente, por exemplo, cada um pode ter o seus. #FICAADICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...